PROGRAMA DO TREINAMENTO

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM COMPRAS

CURTA DURAÇÃO

Carga Horária: 16 horas/aula

 

OBJETIVOS

Identificar como a área de Compras pode se tornar um importante elemento de aumento da competitividade das organizações. Desenvolver e instrumentalizar os participantes em técnicas para o desenvolvimento de análises de gastos, administração de contratos e elaboração de estratégias de compras voltadas para a tomada de decisão. Auxiliar os alunos a desenvolver modelos inteligentes e integrados de gestão das compras na cadeia de suprimentos das organizações.

 

PÚBLICO-ALVO

Gestores de Compras, Compradores, Analistas de Suprimentos, Profissionais de Logística, Compras e Suprimentos em geral e Gerentes e Analistas de Projetos.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

1 - COMPRAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

1.1 - Competição em custos / preços

1.2 - Competição em diferenciação (valor)

 

2 - ANÁLISES DE GASTOS COM COMPRAS

2.1 - Spend Analysis (Análises de Gastos)

2.1.1 - Quanto gastamos?

2.1.2 - Com o que gastamos?

2.1.3 - Com quem gastamos?

2.1.4 - Quando gastamos?

2.2 - Custo Total de Propriedade

2.3 - Avaliação de estratégias

 

3 - ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATOS DE FORNECIMENTO

3.1 - Administração de contratos como elemento de competitividade

3.2 - Competitividade através de SLA´s (Acordo de Nível de Serviço)

 

4 - ANÁLISES SOBRE O MERCADO FORNECEDOR

4.1 - Estudo e Análise do Mercado Fornecedor

4.2 - Análise de Mercado versus evolução de preços/custos

4.3 - Análises de riscos e/ou oportunidades de fornecimento

4.3.1 - Restrições e/ou oportunidades de Mercado

4.3.2 - Restrições e/ou oportunidades ligadas à Capacidade Produtiva

4.3.3 - Restrições e/ou oportunidades ligadas à Macro-economia.

4.4 - Avaliação das características do Mercado Fornecedor (monopólio, oigopólio, etc)

 

5 - INTELIGÊNCIA EM COMPRAS

5.1 - Desenvolvimento de parcerias e alianças

5.2 - Trabalho integrado com departamentos internos

5.3 - Análises Make or Buy

5.4 - Global Sourcing

5.5 - Strategic Sourcing

5.6 - Plano estratégico de Compras